Atividades 26/09
Questão 01
Como as representações do corpo interferem na sociabilidade no ciberespaço?
O corpo virtualizado (foto/avatar) muitas vezes determina a popularidade de alguém. Um perfil no Orkut com fotos femininas "sensuais", por exemplo, será adicionado por muitos homens interessados primeiramente com a aparência da garota. Porém, há os Fakes, que são perfis não-reais. Pode-se ainda aproveitar as ferramentas tecnológicas (photoshop) e mascarar a realidade.
Questão 02
Como as relações do corpo com a tecnologia podem refletir o sujeito na pós-modernidade?
Vejo a pós-modernidade como a fuga da dependência da tecnologia. Mas também considero que a utilização da tecnologia para fugir da dependência dela seja a grande característica da pós-modernidade. Ou seja, a busca de interação humana, de contato humano por meio tecnológico (Internet/Celular) sem tornar esta mediação o motivo principal da interatividade.
Questão 03
Pode-se dizer que o corpo é virtualizado no ciberespaço? Por quê?
Claro, porque o corpo está representado. Virtual é uma representação da realidade. Uma simulação. Em uma foto, o corpo é representado por uma imagem real; num avatar, por um desenho. E é esta a "cara" da pessoa no mundo virtual.
Questão 04
Pode-se dizer que chats, fotologs, weblogs e perfis do Orkut refletem as relações com o corpo da mesma maneira? Explique.
Depende. Pode-se considerar que representem da mesma forma, como a postagem de fotos pessoais num fotolog e o álbum de fotos do Orkut. Ou não, se no caso pegarmos as descrições que geralmente se dá em um início de conversa de um chat e as representações da maneira de pensar e de agir de um weblog.
Um comentário:
Ótimo!
Postar um comentário